Este blog é destinado à pessoas que, como eu, curtem coisas bonitas.

Decoração de ambientes, artes plásticas, tudo relacionado a deixar a sua casa mais bonita, gastando pouco ou quase nada.

Novas postagens as quartas e domingos.

A propósito, cliquem em cima das fotos para aumentá-las.



domingo, 3 de junho de 2012

Como customizar um abajur detonado!

Oiee! Tudo bem com vocês?
Hoje vou mostrar como recuperei um abajur, na verdade foi a cúpula que caiu e quebrou. Mas já que eu ia recupera-lo resolvi também pintar o pé de branco, antes era verde.
Como o abajur é do quarto da minha filha, ela não quis que eu o deixa-se muito colorido, pedido atendido. 
Então tomei cuidado para deixa-lo bem simples, isto é, só usei renda e uma fita bordada. Minha intenção era cobri-lo todo com retalhos de tecidos coloridos, mas vai ficar para uma outra customização!
 A cúpula ficou bem danificada na parte de cima perto da armação. Mas como colar? Um lugar difícil e complicado. Tive a ideia de colar e fazer o acabamento ao mesmo tempo com a fita e a renda. Como?
Vamos lá : Material 
                               _ Cola quente
                               _ Renda 
                               _ Fita bordada
                               _ Cúpula de qualquer tamanho e material
Pela foto da para perceber onde estragou, no caso esta é de fibra de bananeira e eu já tinha pintado de branco.
  •  Com a cola quente de pistola, fui colocando uma quantidade generosa para poder colar na estrutura de arame. No entanto não ficou muito firme, pois não tem material sobrando para dar uma virada e dar o acabamento. Aí é que entra a fita e a renda, no caso cortei na medida para virar as pontas em cima e na parte de baixo.

Aqui ele já foi parcialmente colado, isto é, não esta totalmente firme e pra isso passo cola novamente do lado de dentro e coloco a ponta da fita dobrada para não desfiar. Espero alguns segundos e pronto, a fita esta colada e ao mesmo tempo deu firmeza e acabamento.  Em seguida faço o mesmo com a renda dando uma distância da fita e assim sucessivamente até completar a volta toda, sempre colando também na parte de baixo, com o mesmo acabamento. Minha assistente willow, sempre atenta no controle de qualidade!
Nesta foto podemos ver como ficou o acabamento da parte que estava estragada e a renda , mais larga que a fita e quase do mesmo tom que o fundo. De novo reaproveitei sobras de material, no caso a combinação ficou bem singela, e a renda ainda deu uma outra textura ao fundo. Ficou bem legal!
Pronto olha como ficou lindinho e charmoso no quarto da Sophia. E melhor ela adorou!
Ainda mais aconchegante com luz indireta, uma peça indispensável na sua decoração!
Aqui mostro mais algumas ideias para deixar seu abajur único e especial. Eu ainda vou fazer a minha versão usando lindas combinações de retalhos. Este da foto ficou um charme.
 Tenho que aprender a fazer crochê, olha isso que loucura! Arrasou!!!
Usar recortes de estampas também podem ser muito originais. Como ficaram mimosos esse pássaros. Adorei!
E para encerrar com chave de ouro, outra ideia genial, só que com a base, mas é claro que vou fazer ! Lindinho!
As mil e umas utilidades de uma garrafa!
Então gente aproveitam estas ideias e mãos a obra, já estou pensando qual abajur vai ganhar uma cara nova! E com certeza mostrarei tudinho para vocês.

Um grande abraço! 







Um comentário:

Para comentar façam assim:
Usem o perfil anônimo em vez de OpenID, LiveJournal, etc.
Depois disso você terão que escrever as palavras de controle que estão na tela. Assim fica fácil e direto. Mas coloquem o nome no final do comentário para eu saber quem é... Aí eu faço a moderação e faço a publicação. Desde já agradeço.