Hoje, quarta, vou mostrar como realizei a pintura da mesa provençal, que apareceu nas fotos do chá das 5hs.
A pedido da minha amiga Teresa, que não vê a hora de transformar a sua mesa!
Vamos lá :
- Lixar toda a superfície da mesa , não esquecendo das pernas. Não precisa tirar todo o verniz, basta deixa-lo arranhado e poroso para a tinta aderir bem.
- Você vai usar a tinta acrílica para parede, ela é solúvel em água, sendo melhor e mais fácil de trabalhar.
- Depois de lixada e bem limpa, você começa a pintura pelo tampo. O segredo é usar uma trincha bem larga. Vá passando no sentido do comprimento da mesa. Não precisa ir direto. Duas camadas são suficientes para cobri-la, faça o mesmo nas pernas.
- Quando a tinta estiver quase seca, comece a passar a lixa, no mesmo sentido das pinceladas.
- Vá arranhando a tinta sempre no mesmo sentido, fazendo riscos em linha reta.
- Repita o processo nas pernas, sempre em linha reta. Não esquecendo de lixar as quinas da mesa e das pernas.
- Se por acaso a tinta secar muito rápido, molhe um pano e umedeça a tinta, mas logo em seguida passe a lixa.
- Para dar acabamento, passe cera de chão incolor. Muito simples! Basta lembrar que o aspecto envelhecido é que dá o charme.
Mas e as cadeiras?
Aqui usei dois modelos de cadeira e um terceiro que deixei ao natural. Para pinta-las usei o mesmo procedimento da mesa. Só da mais um pouco de trabalho, mas o resultado vocês podem conferir nas fotos.Valeu a pena!
Linda, tomei a liberdade de pintar até a palinha do acento!
Aqui estou mostrando os detalhes, pois pés torneados ficam lindos com este efeito. Mas você vai ter um pouco mais de trabalho!
A mistura de modelos de cadeiras esta em alta nas decorações, vale tudo. O que conta é a criatividade e o bom gosto! Reparem como ficaram os intervalos entre a lixadas.
Agora é só dar aquela arrumada para parecer mesa de loja de decoração!
Um charme todo provençal!
Esta mesa circular era de peroba bem escura, ganhou novos ares de provençal, iluminou o ambiente, e ficou ainda mais charmosa com a louça branca rendilhada.
Um bom exemplo de como agrupar objetos e não errar é sempre usar matizes semelhantes e quebrar com cores diferentes.
E por ultimo pintei também o armário da cozinha. Como valorizou o móvel! Sabe aqueles achados, que você bate o olho e sabe que pode dar um jeito legal, e acima de tudo foi uma pechincha? Desculpe-me pela foto ainda não é meu forte! KKKK.
Há o gato! Tadinho... Olha o que aconteceu com o coitado. A madeira rachou e deixou uma enorme cicatriz, curada com massa para madeira. Aí não teve jeito!
Pátina nele!
Eu acho que a willow aprovou. Será?
Hoje termino desejando-lhes uma boa semana. Até domingo que, aliás, vai ser bem legal!
Amei o gato... E o charme ficou nas irregularidades da pintura, uma pátina bem ousada, original e única... ficou perfeito! Rê Alves.
ResponderExcluirBarbaro, a amiga Tereza agradece. Acho que dou conta, se não , claro te peço socorro kkkkk. Um beijo e boa semana.
ResponderExcluir