Este blog é destinado à pessoas que, como eu, curtem coisas bonitas.

Decoração de ambientes, artes plásticas, tudo relacionado a deixar a sua casa mais bonita, gastando pouco ou quase nada.

Novas postagens as quartas e domingos.

A propósito, cliquem em cima das fotos para aumentá-las.



domingo, 29 de abril de 2012

Reciclagem Original


     
Oi amigas e amigos


Tudo bem?
Olha como ficaram lindas as garrafas neste cabideiro? Prometi a vocês, mostrar como montei este visual com as garrafas. 

Na foto acima usei este modelo de garrafa de azeite, galhos secos finos e ramos verdes artificiais. Estes eu já tinha. Tirei de outro arranjo que estava velho. A regra é aproveitar.
Usei fitas de cores terrosas. Cores que eu tinha! 
Juntei os galhos e os verdinhos usando as fitas para amarrar e dar acabamento. 
Pronto! O toque fica por conta da fita caída dentro da garrafa.

Olha como ficou linda esta composição em uma bandeja! Só nos tons de vidro verde, muito chique.
        

Tenha um dia feliz!                        
E aproveitem este domingo chuvoso e frio para curtirem ainda mais a sua família e sua linda casa! 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A moda é sustentabilidade!

Ótimo dia para vocês!
     
               Quando falamos de sustentabilidade, pensamos em reciclar. Hoje as revistas de decoração e arquitetura, só falam em reportagens sobre casas construídas com materiais ecologicamente corretos.
             Mesmo antes de se falar tanto em reciclar eu, sem saber, já dava a minha contribuição. Como? Sempre procurei aproveitar ao máximo o que tenho em casa. Não é a toa que tenho de tudo! 
             Acho que esta mania de não jogar nada fora eu herdei da minha querida mãe. Sem falar na organização!


             
                Um bom exemplo que todo mundo tem em casa, são garrafas. Garrafas de vinho, licores, azeites... Estas, particularmente, são lindinhas devido a grande variedade de modelos. 
Aqui em casa eu e meu marido adoramos vinho, com moderação claro! 
Tenho uma boa quantidade de garrafas diversas, que sempre estão presentes na minha decoração. Hora com arranjos de galhos, hora com flores naturais colhidas aqui na chácara mesmo. Um luxo. Adoro! Até simplesmente uma linda bandeja com várias garrafas. Vale para aquelas compradas coloridas, ou pintadas por você. 
Não tem regra. A sua imaginação é que manda.
         
Espero que com estas idéias, não falte opções para deixar a sua casa com cara  de casa de revista, e  ecologicamente correta. Que bonito!


Como podem ver minhas garrafas passeiam pela casa toda! No próximo blog mostrarei como fiz este original arranjo com garrafas de azeite. Espero que tenham gostado! e comentem.


Um abraço!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cabideiro: Passo a passo


OLÁ AMIGAS E AMIGOS!

              Como hoje é domingo, ótimo dia para achar um tempinho e dar aquela repaginada no visual daquele pé de abajur que está horrível, ou no criado mudo do seu quarto. Enfim, você já sabe, qualquer móvel vai ficar um charme! Você define a cor, prata, dourado, azul, verde e até branco. Desde que leve a camada de betume, que vai deixar o aspecto envelhecido e nobre.
             Mas chega de papo e vamos lá!



  PASSO A PASSO:

1 Tire todo o pó .
2 Com a lata de spray na posição horizontal, mantenha uma distância de um palmo do objeto.
3 Não esqueça de sacudir bem a lata!
4 Forre o local com jornal para não pintar o que não deve!
5 Depois de pintado esperar secar bem.
6 Dilua o betume em solvente, bem ralo.
7 Com um pano macio, faça uma bola e molhe no betume, mas só um pouquinho.
8 Passe o pano em pequenas partes, e em seguida retire o betume com um pano limpo e deixe-o bem clarinho. Sempre passando o pano, você controla a quantidade de betume. Mais claro ou escuro.
9 Repita a operação em toda a peça e deixe secar bem.

Hora de admirar a sua obra prima, e 
descansar o resto do domingo!

   Beijos a  todos!


Cabideiro que virou um LUXO

         QUERIDOS AMIGOS!


               Neste momento estou sentada olhando para um cabideiro que está olhando para mim. Penso neste instante: 
               - Preciso urgente dar uma repaginada no seu visual, o coitado tá renegado a um canto da minha varanda, empoeirado... esquecido mesmo! 
               Sabe aqueles cabideiros de pé, em madeira de cerejeira muito comum nos anos 80 e 90? Esse foi herança da minha irmã. Foi ficando, ficando... 
               - É cara, chegou o seu dia!
               Estou louca, já estou falando com o cabideiro...
               Enfim, mãos a obra. Procuro no meu armário (tem de tudo) tintas que eu posso aproveitar! Guardo de tudo, sempre vou achar uma serventia, desde fitas de embrulhos de presentes, caixas, botões, tecidos, rendas, tintas, etc... Não jogo nada fora, vai tudo para o "tem de tudo", rsrsrs...
               Olha! Não pense que eu vou lixar, nem morta! Não nesse caso. Achei uma lata de spray prateada e com uma camada de betume vai dar um ótimo efeito. 


  E FICOU MESMO!  Adorei...








Agora ele merece um lugar de destaque, só 
não decidi onde!

MAS CADÊ O PASSO A PASSO?
Calma pessoal!
Vou explicar cada detalhe na próxima postagem. 
Até mais...  

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vale tudo

BOM DIA PESSOAL!


                     Resolvi que iria confeccionar almofadas lindas e coloridas para minha varanda de inverno, que é como eu chamo a varanda que é toda envidraçada.



                    Tenho um sofá de cor clara e estou pensando em dar uma alegrada no ambiente com almofadas de várias cores. Herdei da minha mãe uma máquina de costura. Penso que costurar em linha reta não deve ser difícil...
              Lembrei-me que tempos atrás, passando por uma dessas loja populares meu radar - que sempre esta ligado - visualizou uma banca com fronhas de micro fibra com padronagens e cores diversas. Pronto, era perfeito para aproveitar e fazer minhas almofadas! Comprei 8 fronhas, baratinhas. Escolhi as cores que combinavam e as estampas entre flores, listras, poás e xadrez. Como a fronha é retangular, só precisei cortar no tamanho quadrado da almofada. Com a sobra dos tecidos, emendei as 2 partes para fazer outra almofada menor e com estampas diferentes. Olha, para quem não sabe costurar, até que ficou legal. Só não vamos falar no acabamento! O visual ficou lindo, e o mais importante não gastei nada se comparado com os preços de almofadas compradas prontas.
   
VALE LEMBRAR QUE OS ACESSÓRIOS SEGUEM A MESMA GAMA DE CORES DAS ALMOFADAS. ATENÇÃO PARA OS CASTIÇAIS ROSAS.





              Aqui usei um travesseiro, uma almofada e outra menor para este visual. Este arranjo valorizou ainda mais essa poltrona que já deve ser centenária. Pertenceu ao meu avô materno.




              Nada mais provençal que este visual. Gostaram?  BJS...          

terça-feira, 17 de abril de 2012

Eu quero uma casa no campo

OI PESSOAL


                   

                      Sabe aquela música: eu quero uma casa no campo... Pois é, eu sempre quis e aqui estou eu morando no campo. Quando se fala "morando no campo", a ideia nos remete a uma vida tranquila, saudável e até mesmo glamurosa. Até porque, é um privilégio para poucos, porque não é todo mundo que se vê morando no campo. Mas tem horas que me vejo morando na roça, mesmo!                                                
               Vocês notaram que desde sexta feira passada não postei nada como de costume?Gente, caiu um temporal aqui na roça! Nada de mais, só que ficamos sem energia por várias horas e sem sinal de telefone até hoje, terça. Nesse caso, campo virou roça, se é que me entendem...
               Ficar sem energia no campo até que é legal. Posso por em uso meus lindos castiçais com velas de todos os tamanhos, deixando minha casa com aquela luz aconchegante, intimista. Ótimo clima para um delicioso vinho na companhia do meu maridão. Agora, ficar incomunicável durantes dias é simplesmente tedioso. Eu falo da internet. Pelo menos temos o celular, o que até pouco tempo nem "pegava" aqui!
               Sinal normalizado, eu mais do que depressa, estou blogando! Então, morar no campo e na roça é a mesma coisa. depende da situação em que você se encontra e como lida com ela.
                     
                      ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DO VISUAL PROVENÇAL E DA GALERIA DE QUADROS, QUE ALIÁS SÓ TENDE A AUMENTAR.

                      Nestes dias de espera, idéias é que não faltaram! Espero com isto continuar a mostrar o meu trabalho ajudando no seu, que é deixar sua casa ainda mais linda e única!


                                                                           ATÉ MAIS...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Trabalhos em pintura sobre tela

         Tudo bem com vocês?  Fiquei muito feliz com o sucesso que os portas óculos fizeram. Este é o meu objetivo. Levar até vocês, leitoras fiéis, bons momentos e ideias fáceis de fazer para deixar sua casa especial.
     
      Mas hoje resolvi que falaria um pouco da minha pintura. Para quem não sabe, já nasci pintando. Minha vida até agora, alem da família é claro, foi a pintura. Depois da faculdade comecei a dar aulas em meu ateliê o qual, para o deleite das minhas alunas, fica exatamente na minha chácara. Garanto que não faltou inspiração.        
    
      Atualmente, meu trabalho com tinta procura retratar o universo do figurativo dentro de um conceito essencialmente moderno. Faço experiências com tinta acrílica, aquarelas, pigmentos e colagens com vários materiais, usando como suporte quase sempre telas. Meu objetivo é desenvolver uma arte que esteja dentro do contexto atual de tantas mudanças na postura globalizante por que passa nosso cotidiano. Passo dessa forma, uma mensagem direta que permita às pessoas apreciarem, entenderem e se identificarem com meus trabalhos.
       
      Montei uma galeria com as fotos de alguns dos meus quadros conforme vocês podem observar acima. Estarei acrescendo meus trabalhos aos poucos.


      Sabe aquele canto da sala que nada que você faça agrada. Preste atenção nas paredes da sua sala, será que não está faltando um quadro para dar vida e iluminar o ambiente? Então minhas leitoras, espero dar muitas dicas de como escolher uma obra de arte para compor o visual daquela sua parede que está pedindo um quadro.Vou dar dicas de tamanho, estilo, cores, tudo para você encontrar o quadro que mais vai combinar com a sua decoração. Larguras de molduras, modelos e motivos para combinar com o quarto de casal, infantil, sala de jantar, tv e estar. Vale até para cozinha e banheiro!

domingo, 8 de abril de 2012

Vale usar a imaginação e transformar

             Sabe quando você está dependente, infelizmente, daqueles horríveis óculos para perto (meu caso) e vive perdendo e comprando outro... Eu particularmente aderi aqueles comprados em farmácias, que já vem com grau, (quebra bem o galho e no caso de perda, não doí no bolso.) Quando me dei conta, não sabia onde guardar tantos óculos que vamos acumulando, sem falar nos de sol.
             Enfim, foi quando tive a ideia de usar uma fruteira, ou porta doces, sabe aquelas de três andares? Pronto, resolvi meu problema com os óculos, e dei uma utilidade nesta peça que sempre ficava esquecida.


Vale lembrar que as fotos foram tiradas por mim.

Ai está uma ideia que você mesma pode fazer:
Vale usar uma bonita bandeja, ou mesmo um prato de bolo, o importante é usar aquela peça bonita e de material nobre.
Tenho certeza que vai adorar o  resultado!


Gostaria de pedir a vocês, que postem comentários!
             Hoje ela faz bonito ao lado da minha cama e sempre acho meus óculos!








Obrigada,até a próxima!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pequena estante

Boa noite amigas.

Hoje começo  a mostrar como realizei o milagre de transformar vários móveis e objetos sem graça em algo bonito e funcional.
Vou começar com uma pequena estante que estava renegada a segundo plano, meio que abandonada. Primeiro defino que utilidade teria dentro da decoração. Feito isto parto para o trabalho.
No caso desta estante resolvi que iria para o quarto da Sophia suprir a falta de espaço para o material escolar. Começo lixando para dar aderência a tinta, sempre lixa grossa para madeira. Limpo bem para tirar todo o pó e dou inicio a pintura.




Cubro toda a peça com várias camadas de tinta,depois uso a lixa para arranhar a superfície dando aquele aspecto envelhecido, não esquecendo de lixar todas as quinas do móvel.
Para finalizar passo cera de chão incolor, em todo móvel.

domingo, 1 de abril de 2012

Passo a passo.Pintura do chão e estante.

Olá pessoal
Só agora consegui um tempo para dar continuidade. Esta semana foi uma loucura, não deu tempo de "brincar de casinha ". Lavar roupa, almoço, escola e esperar a faxineira que não apareceu! E minha cabeça fervilhando de idéias.
Hoje vou descrever o passo a passo: Primeiro: CORAGEM. Segundo: seu marido (quem tiver) deve estar ausente o maior tempo possível para você fazer a "arte" sem correr o risco de ter que parar na metade e dar explicações desnecessárias...
Vamos lá. Não precisei lixar as tábuas, pois eram enceradas e não sintecadas, o que simplificou muito o trabalho. Só passei um produto para tirar a cera, todos os dias, durante uma semana. Como o objetivo era fazer ficar com aspecto  de velho, usei uma tinta para parede acrílica, solúvel em água. Com uma trincha larga, passei no sentido das tábuas, deixando falhas, isto é, como se fossem ranhuras. Depois de seco repete-se mais uma demão de tinta. Caso você queira deixar mais evidente o aspecto envelhecido, passe uma lixa para madeira grossa no mesmo sentido das pinceladas e retire a tinta em alguns lugares deixando falhas, aparecendo a madeira.
 
MATERIAL USADO:
LIXA PARA MADEIRA (GROSSA)
TINTA PARA PAREDE ACRÍLICA BRANCA
TRINCHA LARGA
FORÇA DE VONTADE!
                                                                                                              



Pronto, assim temos nosso chão gasto pelos anos de uso, uma verdadeira pátina provençal. Velho, mas com charme e identidade. Há algo nas casas em estilo provençal que me fascina, nos remete ao aconchego do verdadeiro lar, à intimidade dos objetos e pessoas que ali vivem. Espero que tenham gostado. Até a próxima.